sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Urnas eletrônicas serão distribuídas na terça-feira

A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) começa na segunda, 24, a preparação de 2.444 urnas que serão transportadas para o interior do Rio Grande do Norte. O trabalho é feito no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Morro Branco. No dia seguinte (terça-feira, 25)  começa a ser feito, com apoio logístico dos Correios, o transporte desse primeiro lote de urnas eletrônicas para os municípios. Ao longo de quatro dias - até 28/09 - o TRE-RN despachará urnas para 19 zonas eleitorais do interior.

Além de dados sobre zona e seção eleitoral, as urnas destinadas a cada município, recebem informações sobre os eleitores e os candidatos a prefeito e vereadores. Depois, da carga de dados, as urnas são lacradas e, no dia seguinte, despachadas. Segundo o TRE-RN a  greve nos Correios - mesmo que o movimento se estenda até a próxima semana - não compromete o transporte das urnas, por se tratar de serviço essencial.

Segundo o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-RN, Mozart Medeiros, um segundo lote de urnas será preparado de 27 a 29/09. São 2.408 urnas destinadas as nove zonas eleitorais de Natal, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante. Elas receberão a carga de informações do pleito e serão lacradas. No sábado, 6, véspera das eleições, essas urnas são transportadas para as respectivas zonas eleitorais.

Mozart Medeiros explicou que, nesse caso, as próprias equipes das zonas eleitorais dessas cidades se deslocam para o Centro de Operações da Justiça Eleitoral, em Natal, para preparar as urnas. Segundo ele, nos últimos anos, a Corte Eleitoral vem capacitando as equipes das zonas eleitorais, em todo o Estado, para que assumam o trabalho de carregamento dos dados eleitorais nas urnas. 

Além das zonas eleitorais da Região Metropolitana, que já executam esse trabalho, a descentralização já chegou a outras 41 zonas eleitorais, localizadas no interior do Estado, segundo Mozart Medeiros. Para essas zonas, as urnas foram despachadas no mês de agosto e a carga de dados será feita de 1 a 3 de outubro, com suporte técnico da STI. O Estado possui 69 zonas eleitorais. Mozart Medeiros explicou que, embora a carga das urnas seja cercado de segurança e cuidados "o processo é rápido, sem atrasos, dada a vivência que os técnicos já possuem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário