terça-feira, 11 de setembro de 2012

VLTs circularão apenas entre Natal e Extremoz


Após anos de espera como solução do transporte de passageiros na Grande Natal, a Companhia de Transportes Urbanos (CBTU) finalmente definiu setembro como prazo máximo para abrir a licitação para compra de 12 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Entretanto, eles circularão apenas entre Natal e Extremoz. Os usuários das cidades de Parnamirim e Ceará-Mirim, hoje beneficiados pelo sistema de trem, não terão acesso ao sistema nesta primeira etapa, que deverá ser iniciada em meados de abril de 2014. "Verba não foi suficiente", informou a direção estadual da estatal.


Primeira etapa não prevê circulação nas cidades de Parnamirim e Ceará-Mirim. Foto: Elias Medeiros/Esp. DN/D.A Press
Durante a realização da Copa do Mundo em Natal, pelo menos dois VLTs já deverão estar fazendo o transporte de passageiros entre Natal e Extremoz, se obedecidas as cláusulas do contrato celebrado entre a empresa vencedora da concorrência pública e o Governo Federal. Na última segunda-feira foi realizada uma audiência de instrução para licitação dos veículos no Rio de Janeiro. O projeto é uma parceria entre a União e o Governo do Estado.

Apesar do anúncio da licitação para implantação dos VLTs em Natal, a superintendência da CBTU informou que até o momento ainda não foram agendadas reuniões com o Governo do Estado, parceiro do projeto, para formulação de uma ação conjunta. O governo potiguar será responsável, principalmente, pelas obras de reestruturação nas dez paradas das linhas Natal-Extremoz. "Infelizmente, ainda não pudemos marcar estes encontro para unificarmos nossas ações", disse Cavalcanti.

40 km/h
Caberá à Companhia Brasileira de Trens Urbanos a aquisição de 20 veículos, sendo 12 para Natal e oito para João Pessoa (PB), cujo edital deverá ser publicado até o mês de setembro. A licitação deverá ocorrer até dezembro deste ano. Segundo o superintendente da CBTU no estado, João Maria Cavalcanti, cada veículo terá capacidade para o transporte de 600 passageiros. O VLT terá 18 metros de comprimento, ar condicionado, acessibilidade aos portadores de deficiência física e velocidade máxima de 40km/h. Os veículos serão similares aos que já estão em operação nas cidades Recife e Maceió. Cada veículo será constituído por três carros movidos a tração diesel elétrica e diesel hidráulica.

De acordo com Cavalcanti, o contrato deverá estrar em vigor a partir de janeiro de 2013. "Com 15 meses deveremos receber o primeiro veículo, e ao fim de 32 meses teremos aqui todas as unidades em pleno funcionamento". Os VLTs deverão utilizar as mesmas linhas que já operam nos três urbanos até Extremoz.

Promessas
"Infelizmente o orçamento de R$ 154 milhões não foi suficiente para ampliarmos a linha do VLT até Ceará-Mirim e nem a Parnamirim", disse o superintendente da CBTU no RN, João Maria Cavalcanti, garantindo que estas cidades deverão ser contempladas no futuro. O governo federal liberou, por meio do PAC Equipamentos, um total de R$ 721 milhões para aquisição de trens para os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A CBTU informou que os veículos serão entregues pela empresa alternadamente para Natal e João Pessoa.

Cavalcanti afirmou que ainda não ficou estipulado quanto será cobrado pela tarifa. "Isso será definido posteriormente, mas adianto que o grande valor agregado do VLT é a integração com os ônibus municipais" A tarifa dos trens urbanos que já operam nas linhas região metropolitana é de R$ 0,50 - subsidiados pelo governo federal.

Durante 47 meses, incluído o período de fabricação, fornecimento dos veículos e implantação do sistema, a empresa vencedora da licitação deverá dar assistência técnica, capacitação operacional e prestação de serviços. "Após a implantação a empresa deverá ficar ainda por cerca de quinze meses aperfeiçoando o sistema." 

Diário de Natal

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