domingo, 27 de outubro de 2013

21 candidatos já foram eliminados do Enem por postagens nas redes sociais

Até as 15h deste sábado, 21 candidatos foram eliminados do Enem por postarem fotos nas redes sociais em todo o Brasil, segundo levantamento do Ministério da Educação. De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, não há ainda o detalhamento de nomes e estados dos candidatos. O rastreamento está à cargo de equipe especializada que monitora as redes sociais. Quando é confirmado que imagens são verdadeiras e foram postadas de dentro das salas, o candidato é desclassificado por fraude. 

Anteontem, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, já havia feito o alerta. O ministro explicou que o governo criou um eficiente sistema de monitoramento das redes sociais para identificar qualquer tentativa de fraude ou de ações, deliberadas ou não, de desacreditar o Enem, sistema que substitui o tradicional vestibular e que este ano tem número recorde de inscritos. “Temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da sala e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento neste final de semana”, disse. 

O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas e, em nenhuma delas, havia fotos com vazamentos das questões da prova. 

Para o ministro,  se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova,   cometeu infração prevista no edital. “Na hora que entra sala, o candidato coloca no saco  os equipamentos eletrônicos que esteja portando”, esclareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário