sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cosern vai trocar resíduos recicláveis por descontos na conta de luz em Natal

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vai lançar neste sábado (12), durante a Festa do Boi 2013, o Vale Luz. O projeto trocará resíduos sólidos recicláveis, como latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e tretraPark, por descontos na conta de luz.

Segundo a Cosern, o projeto atuará por meio de uma unidade móvel - chamado de caminhão Vale Luz Cosern, que servirá como ponto de coleta dos resíduos sólidos nas dez bairros de Natal contempladas nesta primeira etapa: Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor.

Além de disponibilizar desconto nas faturas de energia dos moradores de comunidades consideradas de baixa renda da capital, o projeto pretende estimular a coleta seletiva de resíduos sólidos, atuando na geração de emprego e renda da associação de catadores parceira do projeto.

Como funciona

O caminhão Vale Luz Cosern vai visitar as comunidades contempladas quinzenalmente, levando os resíduos e apresentando a conta de energia sem débitos. O agente Vale Luz confirma na fatura de energia se o usuário é morador da comunidade contemplada, cadastra o consumidor para  receber o cartão do Projeto, analisa e pesa o material e emite o valor da pesagem. 

O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do participante. Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede de uma das cooperativas parceiras, a Coocamar (Coperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN) e a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para a venda.

A Cosern alerta os participantes para alguns cuidados que devem ser tomados nacoleta do material. Os papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. As latas de alumínio devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário