domingo, 6 de outubro de 2013

Sujeira e esgoto a céu aberto!



Moradores da Rua Coité utilizam recursos próprios para limpeza urbana!
Sujeira e esgoto a céu aberto!

A situação da cidade de Macaíba torna-se cada vez mais crítica, além da violência da falta de saúde e educação, tenho observado andando pelas ruas de nossa cidade o caos em que a limpeza urbana se encontra. A mesma não se resume ao embelezamento das ruas e bairros da cidade. É um processo de responsabilidade da Administração Pública abrangendo diversos tipos de saneamento, com impacto direto em vários aspectos do nosso dia-a-dia.
Moradores da rua coité, cansados de sofrerem com esse tipo de problema, decidiram por fim a sujeira por conta própria, desta forma uniram-se e realizaram a limpeza que a muito não se via, mesmo assim a pergunta persiste: Por quanto tempo mais isso irá acontecer?
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Limpeza Urbana é o saneamento e o controle de todos os fatores do meio físico onde o homem habita que exercem ou podem exercer efeitos prejudiciais ao seu bem-estar físico, mental ou social. O lixo descuidado e mal destinado pode atingir o dia a dia do cidadão em vários aspectos.
Aspecto Sanitário
Lixo acumulado pode obstruir escoamentos de água, causar deslizamentos nas encostas dos rios, contaminar lençóis d’água e proliferar doenças. É extremamente necessário conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas e nos rios.
Aspecto Estético e Bem-estar
O acúmulo de lixo nas ruas gera um odor desagradável para os habitantes e seu amontoamento, além de poluir o ambiente, polui visualmente e degrada os espaços abertos da cidade.
Ruas limpas e cidades bem cuidadas contribuem para a melhoria da saúde da população e, principalmente, para sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário